Imagem: Logo Lavitta

Lavitta participa do Programa de Residência BIM da FIEP

Lavitta participa do Programa de Residência BIM da FIEP



A Lavitta Engenharia participará este ano do Programa de Residência BIM promovido pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), para aperfeiçoar as práticas de aplicação desta tecnologia, desde o diagnóstico e estruturação de documentações, até a validação dos processos através de provas de conceito. 

A empresa já vem se aprimorando na tecnologia BIM nos últimos anos, desenvolvendo projetos de diversas necessidades na metodologia, sendo em fases de projeto, planejamento, compatibilização etc. “A ideia agora é formalizar este procedimento e criar padronizações para que todas as obras tenham a mesma linguagem e acesso às informações pelos modelos BIM em todas as etapas e setores da empresa”, reforça a Arquiteta e BIM Manager, Bianca Palazzo M. da Costa, Diretora Executiva da Lavitta." 
 
A empresa está na etapa 1 do programa que é o Plano de Implementação BIM. “Já temos um plano inicial formado, que agora será revisado e aperfeiçoado de acordo com as novas informações que serão trazidas e aplicadas em todos os departamentos, e principais parceiros dos projetos. A criação de templates e padronizações também será uma grande vantagem para podermos integrar os sistemas que já temos”, destaca.
 
Segundo Bianca, o objetivo é formar um case completo de implementação do BIM em todas as etapas 3D, 4D, 5D e 6D para entregar aos clientes um as built rico de informações, de forma que ele possa utilizá-lo na etapa 7D, que é o uso e manutenção do edifício. “Esperamos também ter uma obra com facilidade de acesso à informação, do cliente ao mestre de obra, por meio de recursos como de realidade virtual, por exemplo, que ajuda muito no entendimento e acompanhamento do que está sendo executado”, diz.
 
Ela acrescenta que a Lavitta já tem equipe técnica especializada em BIM, como BIM Manager e especialistas em BIM. Esta metodologia já vem sendo desenvolvida em diversos projetos há mais de 4 anos. Porém, cada obra tem uma necessidade específica, nem sempre dando oportunidade de fechar todo o ciclo de informação, em todas as etapas. 

O programa de Residência BIM veio para completar as necessidades da empresa de implementação 360 graus. “Esperamos ter um ótimo resultado, que só vai trazer otimização de tempo, qualidade do produto aos clientes, aperfeiçoamento das equipes multidisciplinares, velocidade em obra e sustentabilidade no canteiro, evitando desperdícios e retrabalhos”, finaliza. 


lavittaengenharia, lavitta40anos, construcaocivil, construcaoindustrial, engenharia, obrasindustriais, obrascorporativas, bim, tecnologia, inovacao, modelagemdaconstrucao




Comentários